Sejam Bem-Vindos!!!

Meteorologia é uma ciência pouco comentada. Então, com a intenção de torná-la mais conhecida, aqui estão disponíveis algumas explicações básicas de alguns fenômenos meteorológicos.
Fiquem à vontade para admirar as lindas imagens e aprender o conteúdo referente à elas.
*Obs.: A previsão do tempo está sendo feita por uma empresa internacional, então a unidade de medida da temperatura é em °F, para converter para °C postei um conversor de temperatura para que vocês apenas digitem a temperatura em °F e cliquem no °C, nesse momento o resultado aparecerá.

sábado, 21 de agosto de 2010

Tempestades











Como todo assunto que envolve a meteorologia, vai mais um que é de grande interesse. Até agora temos postado curiosidades, fotografias, pequenos textos que explicam alguns dos inúmeros fênomenos que envolvem essa ciência. Hoje a postagem é sobre tempestades severas, e estas envolvem muitas como, por exemplo, o tornado. Aos poucos serão feitas outras postagens nos aprofundando cada vez mais no mundo dos fenômenos dessa escala.





A tempestade em si pode ser uma única nuvem cumulonimbos, um aglomerado delas, ou uma linha de nuvens que em alguns casos se estendem por mais de 100 quilômetros.





O nascimento de uma trovoada ocorre quando o ar úmido e quente ascende num ambiente instável. O gatilho necessário para fazer o ar deslocar-se para cima pode ser o aquecimento desigual da superfície, o efeito do terreno, ou o levamtamento de ar quente ao longo de uma zona frontal( as famosas frentes). Ventos divergentes em altitude também fornecem uma região favorável para o desenvolvimento de tempestades, já que tendem a sugar o ar abaixo deles para cima. Normalmente, vários destes mecanismos atuam em conjunto para gerar tempestades severas.



O primeiro tipo de tempestade severa que será mencionado é a tempestade de massas de ar.





Estudos extensivos indicam que as tempestades elétricas passam por um ciclo de desenvolvimento do nascimento, à maturidade até a dissipação. O primeiro estágio é conhecido como o estágio cúmulos.



Conforme a nuvem se desenvolve, a transformção do vapor de água em partículas líquidas ou sólidas da nuvem liberam grandes quantidades de calor latente. Isto mantém o ar dentro da nuvem mais quante do que o ar que a circunda. A nuve continua a crescer na atmosfera instável enquanto estiver sendo constantemente alimentadad por ar ascendente da superfície. Desta forma, uma nuvem cúmulos pode apresentar um extenso desenvolvimento verticar em apenas alguns minutos. Durante o estágio cúmulos, não há tempo suficiente para que a precipitação se forme, e as correntes ascendentes mantém as gotas e os cristais de gelo suspensos no interior da nuvem. Além disso, não ocorrem relâmpagos nem trovões durante este estágio.




O próximo, é o estágio da maturidade, onde correntes ascendentes e descendentes de ar dentro da nuvem constituem uma célula.



Este estágio é a fase mais intensa da trovoada. O topo da nuvem, tendo atingido a estável estratosfera, começa a assumir a forma peculiar de uma bigorna, quando ventos superiores em altos níveis espalham horizontalemnre os cristais de gelo da nuvem. A própria nuvem pode se estender verticalmente até uma altitude de mais de 12 quilômetors e ter vários quilômetros de diâmetro próximo à sua base.



Correntes ascendentes e descendentes atingem a sua maior intensidade no meio da nuvem, criando uma severa turbulência. Raios e trovões também estão presentes.Chuva forte( e ocasionalmente granizo) cai da nuvem.





Cerca de 15 a 30 minutos depois da tempestade ter entrado no estágio de maturidade ela começa a se dissipar. O estágio de dissipação ocorre quando as correntes acendentes se enfraquecem e as correntes descendentes tendem a prevalecer pela maior parte da nuvem. Privada do seu rico suprimento de ar quente e úmido, as gotas da nuvem não mais se formam. Um precipitação leve cai então da nuvem, acompanhada apenas por correntes descendentes fracas. Enquanto morre a tempestade, as partículas localizadas nos níveis mais baixos das nuvens evaporam-se rapidamente, às vezes deixando apenas a bigorna de cirros como uma lembrança da sua poderosa presença.





Uma simples trovoada de massa de ar passa por estes 3 estágios em uma hora ou menos. A razão devida à qual ela não dura muito tempo é que a própria precipitação da tempestade intensifica as correntes descendentes que cortam o abastecimento do combustível da tempestade ao destruírem as correntes ascendentes úmidas. Desta forma, a tempestade tende a desabar sobre si mesma.




Estas tempestades são responsáveis, por exemplo, pelas pancadas de chuva de verão.
Nas postagens futuras, a continuação desse assunto (tempestades) citando outros tipos de tempestades e mais fotografias.

Eu já sabia. ;)

Meteorologia !


















2 comentários:

  1. Ta de Parabéns o blog. Gostei muito da iniciativa, continue assim...

    Ta gostando da Semana da Meteorologia, Vanessa?
    bjãoo!!

    ResponderExcluir
  2. oii q bom q gostou do blog, é uma maneira de fazer as pessoas conhecerem mais a profissão já que pensam que a Meteoroogia é somente a previsão do tempo. Amei a semana da Meteorologia da UFRJ!

    ResponderExcluir