Meteorologia é uma ciência que possui a finalidade de estudar os fenômenos atmosféricos, como Chuva, Tornados, Furacões entre outros. "O céu fala. A gente entende."(Climatempo)
domingo, 30 de maio de 2010
Cumulus (Cu)
Branca, isolada e densa de contorno bem definido; base sombria, e pouco horizontal, desenvolvimento vertical e a parte superior assemelha-se a uma couve-flor. É constituído de água, cristais de gelo, quando de grande dimensão vertical ocorrem precipitações sob forma de pancadas.
Stratocumulus (Sc)
Stratus (St)
Nimbus (Nb)
Altocumulus (Ac)
Altostratus (As)
As Altostratus são nuvens compostas por gotículas de água e, às vezes, por cristais de gelo. Formam camadas pouco cinzentas, como um véu ou lençol fibroso estendido sobre uma área imensa, muitas vezes obscurecendo o Sol ou a Lua. Em algumas partes podem ser tão finas que o Sol parece ser visto através de um vidro fosco. Nuvem média.
domingo, 23 de maio de 2010
Cirrocumulus (Cc)
Cirrostratus (Cs)
Tem a aparência de um véu muito fino, esbranquiçado e transparente, de algumas centenas de metros de espessura, que pode chegar a cobrir o céu todo. Desenvolvem-se a partir dos Cirrus e também são formados por cristais de gelo. Sua formação é devido à ascensão lenta, a níveis bastante elevados de camadas de ar de grande extensão horizontal.
Cirrus (Ci)
Nuvens
É um conjunto visível de partículas minúsculas de gelo, que se encontram em suspensão na atmosfera. Estas podem ser classificadas em 10 gêneros e 3 níveis como Nuvens Altas(Ch), Médias (Cm) e Baixas (Cl).
Os 10 gêneros estão em ordem crescente de desenvolvimento vertical da Nuvem.
-Cirrus (Ci)
-Cirrustratus (Cs)
-Cirrucumulus (Cc)
-Altostratus (As)
-Altocumulus (Ac)
-Nimbus (Nb)
-Stratus (St)
-Stratucumulus (Sc)
-Cumulus (Cu)
-Cumulunimbus (Cb)
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Sistema de Alta Pressão Atmosférica
Áreas de alta pressão em superfície estão associadas com divergência, movimentos descendentes e céu claro. Nesse caso, o ar subside se aquecendo adiabaticamente (sem troca de calor com o meio externo)e por ser comprimido junto à superfície é um ar estável, o que desfavorece a formação de nuvens e a consequente ausência de precipitação.
Sistema de Baixa Pressão Atmosférica
Áreas de baixa pressão em superfície estão associadas com convergência, movimentos verticais de vento, formação de nuvens e tempo úmido. Isto quer dizer, quando temos uma região de baixa pressão atmosférica, o ar tende a se deslocar para o centro dessa baixa pressão. Esse ar que chega ao centro da baixa pressão, ascende espiralando em sentido horário no Hemisfério Sul propiciando a formação de nuvens e ocasionalmente a precipitação.
Obs.: A divergência em altos níveis fomenta a convergência em superfície, intensificando o fluxo de ar ascendente e conseqüentemente a formação de nuvens.
domingo, 9 de maio de 2010
Furacão
É um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de Baixa Pressão , por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e precipitações (chuvas) torrenciais. Este fenômeno meteorológico forma-se nas superfícies aquáticas, e é "alimentado" por altas temperaturas, ou seja, quanto mais quente for a água, mais forte ele fica.
Tromba d'água
Tornados
Tornados são redemoinhos de vento que duram, aproximadamente, 15 minutos ou 1/2 hora. Formados por uma Baixa Pressão. Quando o redemoinho alcança o chão, a brusca variação da pressão atmosférica e a alta velocidade dos ventos, causa a destruição por onde passa. Este pode ser classificado em 5 escalas de acordo com sua intensidade: F1,F2,F3,F4 e F5. Não é possível ser previsto com muita antecedência, no máximo 1/2 horas antes de ocorrer.
domingo, 2 de maio de 2010
Definição de Eletrometeoros
Definição de Fotometeoro
Fenômeno luminoso produzido pela reflexão, difração ou interferência da luz Solar ou Lunar. Dentre esses fenômenos estão classificados:
-Halo Solar e Lunar
-Sol
-Espectro Descontínuo
-Glória
-Irisações
-Ar Puro
-Coroa Solar
-Coroa Lunar
-Arco-Íris
-Miragem
-Cintilação
-Reverberação
-Cores Crepusculares
-Raios Crepusculares
-Luz Zodiacal
-Arco Tangente Superior
-Arco Circunzenital Superior
-Arco Circunzenital Inferior
-Círculo Parélico
-Círculo Parasselênico
-Parantisselênio
-Arco Circunzenital Inferior
-Círculo Parélico
-Círculo Parasselênico
-Parantisselênio